usp_brasaoUniversidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas -FFLCH
Depto. de Letras Orientais - Área de Árabe.

Docente: Prof. Dr. Miguel Attie Filho  



DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO


*História do Pensamento Árabe I

Origens, plurais manifestações, continuidade e atualidade são vias de uma abordagem estrutural proposta pelo curso em questão. A partir dos movimentos sócio-políticos e religiosos – e do estabelecimento do Alcorão , a partir do séc. VII d.C. / IH.  grande parte da tradição filosófica, científica e literária da Antiguidade  aglutinou-se à letra, à prática e ao pensamento do, então emergente, mundo árabo-islâmico. O arco de produção evidenciado em praticamente todas as áreas do conhecimento, gerou um universo rico de abordagens, das quais muitas estão presentes na atualidade. O objetivo do curso é estudar as fontes de meditação do mundo árabe, seu desenvolvimento e suas relações intrínsecas, identificando as principais estruturas de pensamento desde o período pré-islâmico até o encontro da cultura árabo-islâmica com culturas mais antigas, durante a expansão verificada a partir do séc. VIII d.C./ II H., assim como sua importância na formação do pensamento do ocidente medieval latino. Acesse o programa do curso


*História do Pensamento Árabe II

A dimensão das linhas de pensamento que podem ser encontradas no mundo árabo-islâmico, a partir das traduções de obras de ciência, filosofia e literatura originárias de civilizações mais antigas do que aquela que emergiu dos desertos da Arábia a partir do séc. VII d.C. pode ser mensurada pela extensa produção de textos nas mais diversas áreas. Estabelecemos a leitura pontual de textos representativos das três principais estruturas do pensar no mundo árabo-islâmico, ou seja, a Filosofia, a Teologia e a Mística; melhor, a falsafa, o sufismo e o kalam. Através dos textos podemos estabelecer diferenças e similitudes que auxiliam a montar o quadro rico e complexo que se desenha entre os sécs. VII d.C e XIVd.C. como um suporte para compreender os desenvolvimentos que se verificam a partir da Idade Moderna da Europa e suas relações com o pensamento árabo-islâmico. .Acesse o programa do curso


*Falsafa - Filosofia Árabe através dos Textos

As principais condições que permitiram ao mundo árabe grafar a filosofia em língua árabe, foram dadas pelo encontro do mundo muçulmano com a filosofia de língua grega, já nos primeiros anos do islã. A extensa produção dos principais autores entre os séculos IX d.C./ III H. e XIII d.C. / VII H. deu nova fisionomia à filosofia, chegando a unir, por exemplo, o aristotelismo ao platonismo – pensamentos aparentemente irreconciliáveis – em sistemas de grande envergadura. Os desdobramentos de tal produção, tanto no mundo árabo-islâmico, como no ambiente de língua latina, obriga um retorno crítico aos textos clássicos dos principais autores desse período.  O objetivo do curso é estudar as fontes de meditação da filosofia árabe e sua formação. Para tal, nos propomos, primeiramente, a recuperar o caráter das traduções da filosofia grega ao mundo árabe. Em seguida, passaremos à análise de textos clássicos do primeiro período da falsafa, tais como a Metafísica de Al-Kindi e O livro das opiniões dos habitantes da cidade excelente de Al-Farabi. Acesse o programa do curso.


* Falsafa - Estudos de Filosofia Árabe

Ao período de tradução e recepção da filosofia grega ao mundo árabo-islâmico, seguiu-se a sistematização da filosofia em língua árabe realizada por Ibn Sina (Avicena), notadamente a partir das obras de Al-Farabi. Por sua vez, crítica e revisão, seguiram-se a esse período, por meio das obras de Ibn Rushd (Averróis) e de Ibn Khaldun, completando o ciclo da produção da falsafa no período clássico do islã. O impacto deste segundo período provocou revisões epistemológicas de toda ordem, colocando a falsafa como elemento constitutivo do pensamento medieval latino, a partir do século XIId.C. O objetivo do curso é  seguir de perto as principais passagens de textos fundamentais desse período, tais  como o Livro da alma de Avicena, o Tratado decisivo de Averróis e Os prolegômenos de Ibn Khladun, recuperando a sistematização, a crítica e a revisão da falsafa em seu período clássico, assim como suas repercussões no mundo medieval latino. Acesse o programa do curso


*Consulte mais disciplinas na área de Língua, Literatura e Cultura Árabe em Júpiter Web Sistemas de Graduação da USP.
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DISCIPLINAS EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO:

Os Filósofos Árabes
 
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*Consulte mais disciplinas na área de Cultura, História dos povos árabes, Língua e Literatura em Fênix Web Sistemas de Pós-Graduação da USP.
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