top of page

Muhammad e a Profecia

           Muhammad (570 – 632 d.C.) nasceu em uma família pertencente ao clã de Hashim da tribo de Quraish. O pai ‘Abdallah morreu antes de seu nascimento e sua educação fica a cargo de seu tio Abu Talib, cujo filho ‘Ali foi o companheiro do Profeta, seu primo e depois seu genro. 

         Éprvável que Muhammad tenha se dedicado ao comércio e talvez tivesse realizado algumas viagens. Por volta dos vinte e cinco anos casou-se com Khadija, uma viúva de muitas posses que teve papel decisivo em sua vida, apoiando-o nos momentos mais difíceis que se seguiram a partir das revelações, tornando-se a primeira adepta às revelações do Profeta.

            Aproximadamente aos quarenta anos de idade, Muhammad começou a ter visões e revelações durante meditações que costumava realizar em grutas próximas a Meca. Conta a tradição que o anjo apareceu a ele e lhe disse: "Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso. Recita, em nome do teu Senhor que criou o ser humano a partir de uma célula. Recita, pois teu Senhor é generosíssimo e, por meio do cálamo, ensinou ao ser  humano tudo o que este não sabia (Surata 96)".

            O caminho indicado pelo Profeta, assim, havia dado aos árabes uma unidade  que, talvez, latente no seio do povo, só foi possível após a crença de que o testamento escrito pelo próprio Deus, em árabe, era o selo da unidade e o guia da verdade, assim como o fôra anteriormente para judeus e cristãos.

                               

                                © Copyright 2022 Falsafa: A Filosofia entre os Árabes possui uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial- Obras Derivadas Proibidas / 3.0 Não Adaptada com base na obra disponível no endereço eletrônico www.falsafa.com.br. Todos os textos são protegidos pela lei da propriedade intelectual não podendo ser copiados ou reproduzidos sem autorização. O uso deste website só é permitido para fins escolares e pessoais, sendo expressamente proibida a comercialização de suas partes sob qualquer modo ou pretexto. Asseguramo-nos o máximo possível de conteúdo de terceiros sob domínio público ou legalmente autorizado para publicação. Não nos responsabilizemos por opiniões alheias e de outros websites acessíveis por meio de hiperligações. As publicações, informações, links e imagens têm seus direitos reservados de acordo com a legislação vigente de Direitos Autorais, Código Civil e Lei da Criminalidade na Internet. Denuncie o plágio ou mau uso da internet,  entrando em contato no endereço mattief@uol.com.br. Imagens: © Astrolábio Persa, séc. XVIII. Whipple Museum, Cambridge, Inglaterra: https://bit.ly/3k5Etpx © Taqi Al-Din e os astrônomos no observatório. Istambul, 1581, University Library, T.Y 1404: https://bit.ly/3bDuR0A © Canon de Medicina  de Avicena. Manuscrito séc. XVIII.  Library of  Congress: https://bit.ly/3q1aEdA © Estátua de Avicena em Duchanbe, Tajiquistão: https://bit.ly/3GK3QXL © : Selo comemorativo de Al-Kindi, Síria, 1994: https://bit.ly/3whxcrB © Estátua de Al-Farabi em Al-Faraby Kazakh National University: https://bit.ly/3wflLk4 © Digital sculpture of Al-Kindi: https://bit.ly/31jKYyn © Estátua de Al-Farabi, Cazaquistão: https://bit.ly/3nWKSo5 © ©: Estátua de Averróis,  Córdoba, Espanha: . https://bit.ly/3CMrNLE

creative commons.png
bottom of page