top of page
Shadow on Concrete Wall

Falsafa: A Filosofia entre os Árabes

O livro Falsafa: a Filosofia entre os Árabes é um manual dedicado à introdução histórica e filosófica das principais circunstâncias que favoreceram o nascimento da Filosofia entre os Árabes, seus principais autores e suas principais ideias e, por fim, os caminhos pelos quais tais correntes de pensamento se disseminaram pelo mundo tanto no Oriente como no Ocidente.

Icone 2 Falsafa.jpg

O estudo da Falsafa não nos leva ao conhecimento da filosofia de um outro, mas, ao contrário, ela esclarece muitos pontos desconhecidos da filosofia chamada ocidental mostrando, entre outras coisas, que a divisão do mundo entre Oriente e Ocidente pode ser substituída por um movimento de ideias e transmissões que está além de tal divisão. Após introduzir o leitor na formação e nas etapas do pensamento no mundo árabe, o livro apresenta, de maneira didática, o período clássico da Filosofia Árabe, principalmente entre os séculos IX e XIV d.C. mostrando como, a partir de um amplo movimento de tradução das obras dos filósofos gregos para a língua árabe – principalmente Platão e Aristóteles –, a Filosofia desenvolveu-se em novos sistemas recombinados de larga envergadura e amplo alcance. São abordadas, em seguida, as teorias dos principais filósofos de língua árabe em capítulos dedicados exclusivamente a cada um deles, destacando-se os nomes de Al-Kindī, Al-Fārābī, Avicena (Ibn Sīnā) e Averróis (Ibn Rushd). Os temas escolhidos permitem que o leitor tenha uma visão global de, praticamente, todo o campo da reflexão filosófica incluindo Metafísica, Cosmogonia, Ciências da Natureza, Psicologia, Ética e Política.  Após o percurso da originalidade da reflexão filosófica em árabe, o livro explica como grande parte desse manancial de ideias foi transmitido para Europa a partir do século XII, movimentando os pensadores cristãos de língua latina sob novos influxos teóricos. Precioso auxiliar para o estudante e pesquisador, Falsafa - a Filosofia entre os árabes tornou-se referência na área e adotado nos principais cursos universitários de Filosofia e Mundo Árabe, uma porta de entrada fascinante para o mundo da Filosofia, traçando um panorama histórico e filosófico inovador a respeito da Filosofia Árabe, preenchendo, assim, uma lacuna em língua portuguesa para uma nova compreensão da História da Filosofia e do Pensamento Universal.

                               

                                © Copyright 2022 Falsafa: A Filosofia entre os Árabes possui uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial- Obras Derivadas Proibidas / 3.0 Não Adaptada com base na obra disponível no endereço eletrônico www.falsafa.com.br. Todos os textos são protegidos pela lei da propriedade intelectual não podendo ser copiados ou reproduzidos sem autorização. O uso deste website só é permitido para fins escolares e pessoais, sendo expressamente proibida a comercialização de suas partes sob qualquer modo ou pretexto. Asseguramo-nos o máximo possível de conteúdo de terceiros sob domínio público ou legalmente autorizado para publicação. Não nos responsabilizemos por opiniões alheias e de outros websites acessíveis por meio de hiperligações. As publicações, informações, links e imagens têm seus direitos reservados de acordo com a legislação vigente de Direitos Autorais, Código Civil e Lei da Criminalidade na Internet. Denuncie o plágio ou mau uso da internet,  entrando em contato no endereço mattief@uol.com.br. Imagens: © Astrolábio Persa, séc. XVIII. Whipple Museum, Cambridge, Inglaterra: https://bit.ly/3k5Etpx © Taqi Al-Din e os astrônomos no observatório. Istambul, 1581, University Library, T.Y 1404: https://bit.ly/3bDuR0A © Canon de Medicina  de Avicena. Manuscrito séc. XVIII.  Library of  Congress: https://bit.ly/3q1aEdA © Estátua de Avicena em Duchanbe, Tajiquistão: https://bit.ly/3GK3QXL © : Selo comemorativo de Al-Kindi, Síria, 1994: https://bit.ly/3whxcrB © Estátua de Al-Farabi em Al-Faraby Kazakh National University: https://bit.ly/3wflLk4 © Digital sculpture of Al-Kindi: https://bit.ly/31jKYyn © Estátua de Al-Farabi, Cazaquistão: https://bit.ly/3nWKSo5 © ©: Estátua de Averróis,  Córdoba, Espanha: . https://bit.ly/3CMrNLE

creative commons.png
bottom of page